Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sobre o blog (o SEU e o MEU)

Bom dia !

Eu tenho pensado bastante e como não cheguei a conclusão alguma vou deixar aqui algum dos meus pensamentos e quem sabe alguem descobre as respostas ...... a pergunta chave é ....

O que será que esta acontecendo com os blogs maternos ?

Sabe gente passei a minha gestação toda pesquisando tudo e mais um pouco pelo meu amigo google e então a palavra chave era "relato de parto" e foi ai que conheci os blogs e eu uma menina muito medrosa descobri o que poderia acontecer comigo tanto se eu tivesse uma cesárea como se tivesse um parto normal mas se não fosse os blogs e as experiencias daquelas mães ali tão verdadeiras eu talvez não tivesse investido nisso até o fim .... e ai você pode estar ai pensando nossa lá vem ela com a polemica PC e PN não gente é exatamente ao contrario que estou tentando chegar .... 

Não importa SE VOCÊ optou pelo uso da chupeta, OU NÃO .... SE VOCÊ decidiu que vai deixar seu bb chorar até ele aprender que é no berço que ele tem que ficar, OU NÃO .....  SE VOCÊ comprou e se delicia vendo seu bb no andador, OU NÃO ..... SE VOCÊ optou por deixar sua carreira para seguir a maternidade em período integral, OU NÃO .....  SE VOCÊ decidiu que vai amamentar seu bb até ele fazer 7 anos, OU NÃO .... POR FAVOR GENTE isso se trata de você das tuas experiencias OU DE MIM pq eu também sou mãe, vamos parar de socar guela abaixo das pessoas as nossas regras, as nossas verdades, vamos parar de taxar a mãe que não faz o que agente acha melhor de mãe de merda ou menos mãe ou o nome pejorativo que você preferir .... QUE ISSO, CADÊ O RESPEITO ????

A sensação que eu tenho é que TUDO no mundo materno (leia-se blog materno) virou polemica, a sensação que eu tenho é que uma porção de gente bacana virou gente chata e na verdade será o próximo livro juntando poeira na prateleira da seção auto ajuda. 

E viva a diversidade (já ouviu falar isso ?), CONHEÇO MÃE que adora se melecar inteira com o filho, tudo pela arte (ex ? a Paloma mamãe do Igor) .... CONHEÇO MÃE criativa ao extremo  (ex: a Ioly mamãe da Yasmin) .... CONHEÇO MÃE que conta histórias que envolve agente mais que novela das 9 (ex: a Josi mamãe da Beatriz) ..... CONHEÇO MÃE certinha, destas com tudo nos minimos detalhes (ex: a Pri mamãe do Flávio) e sabe o que eu estou tentando dizer com estes exemplos ai ????? que alias poderia ficar horas e horas citando uma porção de gente ..... eu estou tentando dizer que todas estas qualidades destas mães ai tão queridas eu não tenho nenhuma .... e ai ? ai nada cada um com seu cada um .... elas são especias e eu também, eu gosto e admiro todas elas sabe pq ? pq eu as respeito e elas me respeitam.

As vezes me pergunto, cadê a essência do blog ? pq assim um blog materno deveria ser sobre, filhos, certo?

Eu não entendo pq ou quando foi que isso tudo virou competição, espia a cena .... uma mãe que esta arrasada com a volta ao trabalho deveria receber o que ? abraços, mensagens de força, uma piadinha pq sempre tira um sorrisinho, MASSSS o que se vê nesta mesma cena é gente botando o dedo na ferida, o que me faz lembrar de um filme que assisti a pouco tempo e que se chama "amor por contrato", ou seja quem não esta naquela "vibe" cada vez mais vai se sentindo lixo..... poxa não da para ser top e ser humilde, e não sair por ai ditando regras ? da sim claro que da quer um ex:? a Mari, mamãe polvo que acho que todo mundo conhece, e não estou falando dela pela história linda como guerreira que ela é, estou falando por ex. pq ela já disse uma porção de vez que os filhos dela andam "pelados" e sem chinelos, mas eu nunca vi ela fazendo daquilo um regra, é a vida dela é como ela acha que tem que ser e quer saber? é lindo .... aqui em casa a Isabela nunca ficou de pé no chão, e dai ? nem por isso eu leio isso no blog dela e digo noooooooossaaaaaaa como ela pode .... não nada disso.

Não vou me alongar e dizer sobre os blogs que na verdade viraram uma especie de "baby center" dentro da blogosfera materna, pq estes ai eu vou deixando de seguir aos poucos, masss se vale uma dica, surte muito mais efeito (pelo menos comigo) uma propaganda despretensiosa dentro de um blog fofo, a um local que agente não sabe se esta dizendo pq realmente é bom ou se pq esta pessoa recebeu para dizer que é bom, isto se chama "horário comercial" e até onde sei ninguém presta muito atenção nele.

Por fim, eu aprendi uma porção de coisas maravilhosas neste mundo virtual, recebi muitos abraços em dias que eu realmente precisava, dei risada em dias tristes apenas vendo uma fofurice aqui e outra ali dos sobrinhos virtuais, MASSS tem gente cansando disso tudo o que é uma pena por ver tanta besteira, ou por temer entrar em polemica, ou por não se sentir suficiente no meio de tanta gente com embasamento teórico para dizer isso ou aquilo, enfim para que postar ... meu filho falou eu te amo mamãe pela primeira ve, se isso se torna bobo no meio de tanta gente dizendo coisas mais interessante ..... SINCERAMENTE ? tem gente muito mais interessada em saber sobre a pureza da vida, ou dos medos de uma mãe que esta tentando acertar, ou das dúvidas de uma gravidinha ....... a saber a nova teoria sobre o uso ou não do pinico ... PRONTO FALEI !  

ps.: eu ia citar alguns textos maravilhosos sobre mais ou menos isso que escrevi pelo ponto de vista de outras mamães masss não vou fazer isso pq neste caso isso tudo iria virar polemica e eu não estou a fim de ter razão, eu quero ser feliz.

ps2: esta onda do politicamente correto é chata de mais (eu cresci cantando atirei o pau no gato, e mesmo não gostando muito dos bichanos eu nunca o fiz ... entendeu ?)

ps3: ta cansativo, ta chato, ta pesado (pensa nisso)

ps4: lembrando que você tem todo o direito de discordar de tudo isso que escrevi aqui, masss o respeito é bom e eu agradeço.

Desculpa a quem leu e não merecia, no final me veio um pensamento, isso aqui vai ser igual reunião de escola, quem merece ouvir nunca esta lá kkkkkkk

Beijos de uma mãe que erra, acerta e que não tem a formula secreta para a maternidade perfeita (e nem quer)

20 comentários:

Unknown disse...

PUXAAA!
"fALOU" tudo!
ENCHE O SACO MEEEU!
Tem mãe PERFEITA que dá até nojoooo, pra ser sincera..
Parece que virou competição de quem é a melhor!
É só ganha que mteve parto humanizado, que amamentou, que não dá palmada (eu sou a favor da palmada SIIM)!!!
aff
dá RAIVA!
P que vale é a DIVERSIDADE mesmo, ontem eu tava comentando num blog (Muito legal pos sinal) de uma mamãe ROQUEIRA...olha que legal...extremamente e deliciosamente diferente de mim...
Essa não é a graçaa?PELO MENOS EU ACHO!
adorei o POST viu...PARABÉNS!
um dos melhores dos últimos tempos!rs
bjão pra vcs
perolasdealanis.blogspot.com

Luigia Macena disse...

Concordo com que vc falou Si, somos pessoas não computadores programados, somos sujeitos a erros e acertos, vamos humanizar mais os blogs!

Ficar postando sobre teorias é bom para informar, mas ter como regra não!

Por isso posto sobre tudo que gosto e tenho medo, aliás quem não tem medo do PN, não sou super mulher, aliás, super mulher não existe!

Mil bjus!

Nine disse...

Si, esta semana tá assim, né? Um texto mais polêmico porque a autora deu sua opinião e já sai um monte de gente a escrever e pensar (eu inclusive). E isso é ruim? Acho que não. Aprendi muito com tudo que li, revi alguns posicionamentos, fortaleci outros.

Mas mãe se sente ofendida com quase tudo, principalmente se alguém disse que é errado algo que vc faz. Aí, pronto, acabou a amizade, hehe. Não pode ser assim.

Não podemos nos ofender porque alguém discorda da gente, ou nos sentir humilhadas, apontadas porque não fizemos tal qual Fulana ou Cicrana. Não há uma cartilha, há experiências e decisões.

Não é competição, é informação, com certa dose de exibicionismo algumas vezes, mas quem nunca?

E informação é bom, não é ruim. Não vejo pessoas ditando regras, vejo pessoas dizendo o que pensam, defendendo suas opiniões. Daí a gente lê e faz o quê?

Somos bombardeados por informação todos os dias, seja no jornal, na revista, na TV, numa conversa com amigos. Concordamos e discordamos várias vezes, e tudo bem, é a vida. Muitas vezes algo que vc discorda hj, vai concordar amanhã, ainda mais depois de ser mãe, hehe.

Entre uma gracinha do filho, uma viagem, uma dica de leitura, uma babaquice sem tamanho, é bom ler tambpem textos que nos fazem pensar, nem que seja para xingar depois.

Beijos!
Nine

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

Nine bom dia !

não acho que seja "pisar no calo" fazer pensar, não acho mesmo inclusive nem sei qual foi exatamente o post que desencadeou tudo isso pq o pessoal que sigo é tudo "gente fina elegante sincera" o problema é que ouço uma porção de amigas dizendo que cansou e sinceramente ? isso cansa mesmo ....

sinceramente ? tem horas que acho que estarei na praça de alimentação do shopping comendo uma porção de batata frita com a Isabela e vira uma porção de mãe com o dedo na minha cara, sendo que cada um sabe de si ....

o excesso cansa e este mundo de teoria cansou sabe pq ???? pq elas vem e vão assim como a ultima versão de celular .... o problema é que eu sinceramente acho que não esta acontecendo o RESPEITO e disso eu não abro mão.

Renata disse...

Falou tudo Si!
Poxa tão gostoso maternar, cada uma do seu jeitinho, suas crenças... a troca de informações ;}

Um pena tudo estar virando um tipo de competição!
beijãooo

Vinter Zamprogno disse...

Falou tudo! Acho ridiculo essa coisa de competição e ficar se ofendendo por qualquer coisa, nao existe fórmula da maternidade!
¬¬

Ester disse...

Nossa... to sem palavras, vc disse tudo!!!!! To te aplaudindo aqui....hahahaha
Mas essa blogosfera tem horas que tá cansando mesmo...
E às vezes me sinto exatamente como vc falou... vou postar que meu filho aprendeu a dar tchau, sendo que tem um monte de gente com seu blogs "babycenter" cheios de embasamento... parece exatamente que estou sendo boba...
Chato isso né?
Ah, mudando de assunto, achei a Isabela muito parecida com vc, amiga. Aquela foto que vc postou de vc e sua prima crianças em outro post... o seu rostinho era muito parecido com o da Isabela...
Bjs pra vc e pra Bela!!!

Unknown disse...

Eu aprendi muita coisa com os blogs maternos. Acho que não existe isso de regra, mas cada mãe escreve o que pensa, o que funciona com ela. Ninguém precisa concordar com tudo o que lê.

Gosto das informações, porque às vezes me fazem ver algo que não tinha visto ainda, ou até mesmo ver qual a minha opinião sobre determinado assunto.

Não vejo isso nos blogs que sigo. E mãe perfeita? Falo o melhor que posso. Todo mundo erra.

Nine disse...

Desculpe, Si! Achei que vc estivesse comentando o blá, blá, blá desencadeado pelo texto da Lia, no MMqd, hehe, e a réplica da Mari. Ambos textos muito bons!
Obrigada pelo carinho de sempre lá no blog!
Beijos,
Nine

Josiane Caetano disse...

Adorei seu texto, como adorei! Não só porque vc mencionoumeu blog- na verdade eu me sinto uma ET dentro dos blogs maternos, raramente gosto de ficar defendendo teses de "o que é melhor " ou o que é "pior" na maternidade, mas sabe de uma coisa? Adorei o que vc falou sobre alguns blogs terem virado "baby center", " Olha, tem sorteio!" ou " olhe o tal produto" e principalmente : " Vc não quer fazer o que faço, mas tudo bem, eu estou certa, vc errada" Cansa tudo isto, não é verdade? Acho que os blogs- qualquer um- deveria ser gostoso de ler, o resto é resto!
Já disse que adorei seu texto, né?
BJ

Meiry Mel disse...

Amiga q mensagem,minha vontade é copiar e colar esse texto, colar na cara das pessoas q não cansam de ser chatas, uma história q aconteceu dia destes entre mil outras, mas essa foi de amargar, entrei com minha filha no banco, e a Mel é dodói(não anda etc..) aí uma senhora olhou para ela viu como ela era, olhou bem pra mim q estava de vestido e perguntou num tom bem aspero, vc está esperando outro? eu pega de surpresa disse não, ela virou... Bom e se eu tivesse? não posso? Gente as pessoas perderam a noção do q falam, aqui vemos mães auto suficiente q fazem tudo tão perfeito q tenho até medo.
Vc está coberta de razão, li tudo e assino em baixo. bjos querida.

Anônimo disse...

A vaidade e o orgulho faz algumas mães assim. Chato mesmo. E a gente segue, respeitando. Beijos meninas lindas!

Paloma Gavazza disse...

Poxa Si obrigada pelo elogio, por mencionar meu nome e de Igor, fiquei emocionada!! Eu tb odeio essa competição que rola pelos blogs afora! Cada um tem seu jeito especial de ser feliz, ninguém é perfeito, e assim a vida segue!! Eu adoro passar por aqui! Obrigada pelo carinho de sempre!! Bjs!!

Fernanda Lucas disse...

To com vc amiga!
bjo

Dani&Flávio disse...

olá
eu sou nova nesse mundo da blogosfera e criei o blog no intuito de poder falar sobre minha filha, até mesmo por morar em uma cidade longe da família, no qual eles podem acompanhar as novidades.
E confesso a vc que muitas das vezes pensei em não escrever mais pelo fato de ter tantos outros blogs que são exatamente assim como vc descreveu, cheio de regras e mães que se consideram a perfeição.

Penso que podemos trocar tantas experiências nesse mundo da internet, aceitando cada qual com seus defeitos e maneiras diferente de educarem seus filhos.

Abraços ;)

Aline Motta disse...

Si eu ando meio por fora do que está rolando na blogosfera materna, ando sem ânimo... Nem posto mais como postava, comentar então se tornou raridade. Mas é um desânimo comigo mesma, problemas demais.
E ficar postando só coisas tristes não vale né??
Mas concordo com vc, e com todas as amigas que andam reclamando do que a blogosfera materna tem se tornado...
Alguns blogs que eu era fascinada na gravidez eu nem leio mais, é assim que eu faço abandono!! Tem gente que cansa mesmooo... O que não é seu caso, e espero que o meu tb não rsrs!! Tenho anúncios no meu blog, mas é uma forma de garantir alguma coisa para minha filha, as coisas não andam nada fáceis... Mas quer saber nem dão retorno mesmo... desculpe o sumiço... Beijos!!

Ingrid Faria disse...

Amiga, eu concordo com você, tem uns que cansam mesmo.
Adorei o texto e assino em baixo, viu?

É tá ficando uma falta de respeito... E outra coisa ninguém é perfeito, né?
Beijos

Paula Martinelli, a Mãe da Catarina. disse...

Adorei cada linha que você escreveu, Si! Já comentei sobre isso no blog algumas vezes e tenho a mesma opinião que você.
Dá uma olhadinha:

http://minhamaternidade.blogspot.com.br/2012/07/perfeicao-materna.html

Sabe, quando resolvi criar um blog, tive muito medo da exposição e das "críticas"...
Mesmo assim criei. E o nome que escolhi para o blog foi justamente pensando nesse assunto"Minha Maternidade".

Beijos, parabéns pelo desabafo.

Manu disse...

Olha eu aqui, demorei mais vim. Acho mesmo que toda esses comentários nos cansam, nos afligem, e essa repetição e muitas vezes competição nos deixa exausta.
Mas, tenho certeza que você escreveu no calor do momento, pq a blogsfera tem coisas muiiiiito melhores, tanto tem que nos conhecemos.
Acho que tudo é válido, pq o aprendizado é diário, aprendemos, rimos, babamos, nos stressamos tbm. Mas a vida real tbm não é assim?

As vezes desanima mesmo, mas não some!

Beijos

Unknown disse...

Meu Deus, guria. Tu parece tão novinha, e de idade e na maternidade, e é de uma maturidade admirável. Acredito que NÃO EXISTA a bula para a mãe perfeita, até porque, o que é realmente dar certo como mãe? Só saberemos os resultados a medida que os pimpolhos crescem e isso perdura uma vida inteira, certo? Cadê a formula, então?
Minha mãe é MARAVILHOSA, e, muuuuitas das atitudes dela, enquanto mãe, não quis reproduzir na criação, educação e desenvolvimento dos meus rebentos; assim, como tentei outras, que eles, não se encaixaram. Ora, cada ser humano é único na sua essência, então, o que é ótimo pra ti, não necessariamente será bom pra mim e vice-versa. Cada um na sua realidade tem que ir navegando por esse universo de mil opções, erros e acertos que é a maternidade.
Beijos, florzinha. E, parabéns pelo post.